segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Cascata da Pedra da Ferida

Numa tarde de domingo, e com pouca vontade para longos passeios, decidi explorar a região e ir ao encontro de mais um curso de água (ribeira da Azenha) a romper por meio de rochas e a precipitar-se de uma altura de 25 metros,  naquela que é conhecida por cascata da Pedra da Ferida. 
Esta cascata localiza-se no lugar de Ribeira de Azenha, freguesia do Espinhal, sendo que ao chegar ao Espinhal encontramos indicações para a Ribeira de Azenha. Chegados ao pequeno lugar encontramos um estradão de terra batida que pode ser percorrido a pé, ou então para quem quiser arriscar, podemos sempre levar o carro por mais 2 quilómetros até junto de umas mesas de piquenique. 

A partir deste ponto inicia-se uma subida com algumas dezenas de metros, por um trilho bem sinalizado e cuidado com algumas estruturas em madeira que facilitam o acesso à cascata.





Para os mais aventureiros, é possível dar um mergulho nesta cascata, apesar de o acesso à poça onde a água cai, ser de dificuldade elevada.
Confesso que das várias vezes que lá fui, muita foi a vontade de mergulhar, mas o receio de cair foi ainda maior.
Aconselho a procurarem este local, bem como um outro local a poucos quilómetros da cascata, bem mais seguro e convidativo a banhos.
A praia fluvial da Louçaínha, sobre a qual irei postar numa outra altura.

Aldeia do Piódão

Ao visitar a Fraga da Pena é quase obrigatório dar um "pulinho" à aldeia do Piódão, e digo um "pulinho" pois são 22 klmts, sendo que é possível encurtar a distância fazendo um pouco de TT. Mas nada de agressivo, pois se um laguna o fez, qualquer veículo também se poderá aventurar, é só meterem no GPS - não evitar estradas não pavimentadas. 






A aldeia de Piódão, situa-se numa encosta da Serra do Açor. As habitações possuem as tradicionais paredes de xisto, teto (realmente, isto do acordo ortográfico pode dar azo a situações caricatas) coberto com lajes bem pesadas de xisto e portas e janelas de madeira pintadas de azul. O aspeto que a luz artificial lhe confere, durante a noite, conjugado pela disposição das casas, fez com que recebesse a denominação de “Aldeia Presépio”. 
Sem dúvida, um lugar a explorar de mochila às costas e muita disponibilidade para caminhar, conforme retrata a foto abaixo.














quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Fraga da Pena







A cascata da Fraga da Pena localizada nos arredores da aldeia da Benfeita, concelho de Arganil, é um dos principais pontos de turismo da serra do Açor. Assim que estacionamos o carro junto ao acesso à cascata deparamos-nos logo com um espaço agradável para um belo piquenique. Esta é uma zona onde abunda o xisto, ou não estivéssemos nós a 20 quilómetros da aldeia do Piódão.  

Casa do Penedo / Casa dos Flinstones

  

A Casa do Penedo situa-se em plena serra de Fafe, mais concretamente, a 13 km do centro da cidade, no sentido de Várzea Cova. 
Deve o seu nome ao fato de ter sido construída entre quatro rochas de grandes dimensões que integram a própria estrutura da casa.



Esta casa está já bastante divulgada na internet, sendo também conhecida por casa dos Flinstones. No entanto é um edifico particular sem fins turísticos apesar de serem muitos os turistas que na cidade de Fafe procuram indicações para chegar à sua localização. 


Ao pesquisar no google, são várias as imagens e referências à casa, sem no entanto referir que o espaço em si contempla também uma piscina agregada à rocha, e um anexo também ele feito na rocha.

Para chegar à Casa do Penedo deve perguntar em Fafe, ou através de GPS, qual  a estrada para a localidade de Várzea Cova. Após 12 quilómetros de terem saído de Fafe vão apanhar uma cortada à direita (famosa zona do Confurco, para quem é amante do Rali) que sobe a serra em direção ao parque eólico. Esta estrada é de terra batida, e seguindo nela durante cerca de 1000 a 1500 metros vão encontrar a Casa do Penedo do vossa lado direito.